ETHREL 720

VERIFICAR RESTRIÇÕES DE USO CONSTANTES NA LISTA DE AGROTÓXICOS DO ESTADO DO PARANÁ


Registrado no Ministério da Agricultura e do Abastecimento/MAPA sob nº 03292


COMPOSIÇÃO:

2-chloroethylphosphonic acid (ETEFOM) ....................................................................................720 g/L (72,0 % m/v)

Outros Ingredientes .....................................................................................................................575 g/L (57,5 % m/v)


CLASSE: Regulador de crescimento do grupo químico etileno (precursor de)


TIPO DE FORMULAÇÃO: Concentrado Solúvel (SL)


TITULAR DO REGISTRO: Bayer S.A.

Rua Domingos Jorge, 1.100 - CEP: 04779-900 - São Paulo/SP

CNPJ: 18.459.628/0001-15 - Registrada na Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo sob nº 663


FABRICANTE DO PRODUTO TÉCNICO:

Ethrel Técnico BCS – Registro MAPA Nº 08905:

Lanxess Corporation - 2151 King Street Extension Charleston/Carolina do Sul - EUA CBW Chemie GmbH Bitterfeld - Greppiner Straber 19, D-06766 - Wolfen - Alemanha


FORMULADOR:

Bayer S.A. - Estrada da Boa Esperança, 650 – Bairro Bom Pastor - CEP: 26110-120 - Belford Roxo/RJ - CNPJ: 18.459.628/0033-00 - Número do cadastro no INEA - LO nº IN023132


ANTES DE USAR O PRODUTO LEIA O RÓTULO, A BULA E A RECEITA E CONSERVE-OS EM SEU PODER. É OBRIGATÓRIO O USO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL. PROTEJA-SE.

É OBRIGATÓRIA A DEVOLUÇÃO DA EMBALAGEM VAZIA. AGITE ANTES DE USAR

Corrosivo


Número do lote: VIDE EMBALAGEM Número de fabricação: VIDE EMBALAGEM Número de vencimento: VIDE EMBALAGEM

Indústria Brasileira (Dispor esta frase quando houber processo fabril em território nacional)


CLASSIFICAÇÃO TOXICOLÓGICA: II - ALTAMENTE TÓXICO CLASSIFICAÇÃO DO POTENCIAL DE PERICULOSIDADE AMBIENTAL: III - PRODUTO PERIGOSO AO MEIO AMBIENTE

INSTRUÇÕES DE USO:


ETHREL® 720 é um regulador de crescimento do grupo químico etileno (precursor de), indicado para as seguintes finalidades e culturas:



Cultura


Finalidade de Uso

Dose Produto Comercial

Nº máximo de aplicações

Volume de calda (L/ha)

Equipamento de Aplicação

Intervalo de segurança (dias)


Abacaxi


Induzir o florescimento

Junho/ Julho/ Agosto: 670 ml/ha


Março/ Abril/ Maio/ Setembro/ Outubro: 1L/ha


Novembro/ Dezembro/ Janeiro/ Fevereiro: 1,3 L/ha


1


Terrestre: 150 – 200


Aérea: 20 - 40


Avião Barra Costal


14

ÉPOCA E INTERVALO DE APLICAÇÃO:

As doses recomendadas acima podem sofrer variações dependendo da região e variedades. Recomenda-se a pulverização de ETHREL® 720 na cultura do abacaxi com adição de 2% de uréia na calda de pulverização. Aplicar 30 ml da calda de pulverização no miolo ou coração da planta. A época ideal varia de 8 a 14 meses após o plantio do abacaxizeiro ou quando forem obtidas plantas vigorosas, capazes de suportar um fruto sadio, sem debilitar a planta.

Realizar uma única aplicação por ciclo da cultura.


Arroz

Promover um aumento no número de espiguetas totais e férteis por panícula, proporcionando aumento da produção


330 - 500 ml/ha


1


Terrestre: 150 –200


Aérea: 20 - 40


Avião Barra Costal


30

ÉPOCA E INTERVALO DE APLICAÇÃO:

Recomenda-se a aplicação do produto ETHREL® 720 na cultura do arroz, quando esta estiver no estágio de início da diferenciação floral. Realizar uma única aplicação por ciclo da cultura


Café

Uniformizar a maturação e antecipar a colheita dos frutos


130 ml/100 L de água


1

Terrestre: 500


Aérea: 30


Avião Costal Turbo


30

ÉPOCA E INTERVALO DE APLICAÇÃO:

Recomenda-se a aplicação do produto ETHREL® 720 quando 90% dos frutos da “saia” das plantas de café estiverem fisiologicamente maduros. Isso pode ser percebido cortando-se os frutos com o auxílio de um material cortante, onde, se o interior estiver duro, com o grão formado, indica que os frutos estão fisiologicamente maduros. Realizar uma única aplicação por ciclo da cultura.


Cultura


Finalidade de Uso

Dose Produto Comercial

Nº máximo de aplicações

Volume de calda (L/ha)

Equipamento de Aplicação

Intervalo de segurança (dias)


Cana-de- açúcar


Maturador / Inibidor do Florescimento


660 ml/ha


1

Terrestre: 150 – 200


Aérea: 20 - 40

Avião Barra Costal


50

Aumentar a biomassa


500 ml/ha


Jato dirigido

ÉPOCA E INTERVALO DE APLICAÇÃO:

Maturação/Inibição do Florescimento: recomenda-se aplicar o produto antes da indução floral através de pulverização aérea, para evitar que ocorra uma diminuição das quantidades totais de açúcares industrializáveis e também na produtividade agrícola devido ocorrência do florescimento. A inibição do florescimento, consequentemente, favorece a maturação podendo antecipar a colheita de colmos.

Aumento da biomassa: recomenda-se aplicar o produto no sulco de plantio sobre os toletes (mudas) da cana-de-açúcar, visando uma rápida brotação, maior enraizamento e maior perfilhamento da cana-de- açúcar. Recomenda-se cobrir os toletes (fechar o sulco de plantio) imediatamente após a aplicação do produto.

Realizar uma única aplicação por ciclo de cultura.


Figo

Acelerar o período de maturação

7 - 13,0 ml /1,0 L de água


1

Terrestre: 200 – 500

Costal Turbo Pincel


5

ÉPOCA E INTERVALO DE APLICAÇÃO:

Recomenda-se a aplicação do ETHREL® 720 diretamente sobre os frutos da figueira quando estiverem na fase de flor, com ostíolo rosado (completamente desenvolvido). Para realizar a aplicação do produto na cultura, utilizar pincéis com ponta de esponja ou qualquer outro equipamento que distribua uniformemente a calda sobre fruto utilizando sempre equipamentos de proteção individual recomendado em bula.

Realizar uma única aplicação por ciclo da cultura.


Manga


Induzir o florescimento


40 - 60 ml/100 L de água


2

Terrestre: 200 – 500


Aérea: 30


Avião Costal Turbo


(1)

ÉPOCA E INTERVALO DE APLICAÇÃO:

Recomendação para Indução do florescimento: deve-se aplicar o produto através de pulverização das árvores, 40 a 60 ml do produto ETHREL® 720 em 100 litros de água. Realizar a segunda aplicação 15 dias após a primeira pulverização.

Realizar no máximo 2 aplicações por ciclo da cultura.


Soja

Promover um incremento na produção, favorecendo o carregamento de aminoácidos das folhas para o grão.


150 ml/ha


1


Terrestre: 150 – 200


Aérea: 20 -40


Avião Barra Costal


106

ÉPOCA E INTERVALO DE APLICAÇÃO:

Recomenda-se aplicar o produto ETHREL® 720 entre 25 a 30 dias após a germinação da cultura da soja, ou seja, quando a mesma estiver com 4 a 6 folhas verdadeiras (estádio V7). Realizar uma única aplicação por ciclo da cultura.


Sorgo

Biomassa - Redução de acamamento

0,2 - 0,3 L/ha


1

Terrestre: 200 - 300

Aérea: 30 - 50


Avião Barra Costal


20

Sacarino - Incremento do teor de açucar

0,9 - 1,3 L/ha

ÉPOCA E INTERVALO DE APLICAÇÃO:

Sorgo biomassa e Sorgo Sacarino: A aplicação deverá ser realizada entre o emborrachamento e antes da emissão da folha bandeira, com 25 a 40 cm de altura. Utilizar a maior dose em cultivares de porte elevado.

Realizar uma única aplicação por ciclo da cultura.


Uva


Promover a desfolha e melhorar a maturação


200 ml/100 L de água


1

Terrestre: 1000


Aérea: 30


Avião Costal Turbo


(1)

ÉPOCA E INTERVALO DE APLICAÇÃO:

Recomenda-se aplicar o produto ETHREL® 720 entre 15 a 20 dias antes da realização da poda de frutificação da cultura da uva. Realizar uma única aplicação por ciclo da cultura.

(1) Não determinado devido à modalidade de emprego


MODO DE APLICAÇÃO:

Preparo de Calda:

Para o preparo da calda, deve-se utilizar água de boa qualidade, livre de coloides em suspensão (terra, argila ou matéria orgânica), a presença destes pode reduzir a eficácia do produto.

O equipamento de pulverização a ser utilizado para a aplicação do ETHREL® 720 deve estar limpo de resíduos de outro defensivo.

Preencher o tanque do pulverizador com água até a metade de sua capacidade; em seguida é recomendado que se faça uma pré-diluição do ETHREL® 720 em um recipiente não reativo (plástico, fibra de vidro), adicionando a dose recomendada para cada cultivo do ETHREL® 720 em 5 a 10 litros de água agitando-o com um bastão plástico até que a pré-calda esteja homogênea, após esta etapa, inserir a pré-mistura no pulverizador e completar a capacidade do reservatório do pulverizador com água, mantendo sempre o sistema em agitação e retorno ligado durante todo o processo de preparo e pulverização para manter homogênea a calda de pulverização.

Prepare apenas a quantidade de calda necessária para completar o tanque de aplicação, pulverizando logo após sua preparação.

Na ocorrência de algum imprevisto que interrompa a agitação da calda, agitá-la vigorosamente antes de reiniciar a aplicação.

Devido à natureza ácida do produto, o contato prolongado do mesmo com superfícies plásticas, acrílicas, algumas tintas e metais, pode provocar danos. Lave perfeitamente com água e detergente todos os materiais acrílicos e plásticos expostos (por exemplo: o para-brisa da aeronave), e as superfícies pintadas imediatamente após a exposição do produto.

No fim do período de cada dia de trabalho, lave perfeitamente com água e detergente todas as partes metálicas da aeronave e equipamento de pulverização expostos do produto.


Equipamento de aplicação:

Aplicação Terrestre:

Utilizar pulverizadores tratorizados de barra ou auto propelidos, com pontas de pulverização hidráulicas, adotando o espaçamento entre pontas e altura da barra com relação ao alvo recomendados pelo fabricante das pontas. Certificar-se que a altura da barra é a mesma com relação ao alvo em toda sua extensão, devendo

esta altura ser adequada ao estagio de desenvolvimento da cultura de forma a permitir uma perfeita cobertura das plantas.

O equipamento deve ser regulado e calibrado de forma a produzir espectro de gotas médias a grossas.


Utilizar pulverizador tratorizado montado, semi montado ou de arrasto, dotado de ponta do tipo cone vazio com espaçamento entre pontas determinado pelo fabricante. As pontas devem ser direcionadas para o alvo de acordo com cada cultura, as pontas superiores e inferiores podem ser desligados para que não seja feita a pulverização no solo ou acima do topo da cultura, além do emprego de pontas com perfil de gotas variando entre grossa e muito grossa nas posições superiores, a fim de evitar a perda dessas gotas por deriva. A regulagem do ventilador deve oferecer energia suficiente para que as gotas sejam impulsionadas para o interior do dossel da cultura, conferindo a melhor cobertura no interior da estrutura da planta.

O equipamento deve ser regulado e calibrado de forma a produzir espectro de gotas médias a grossas.


Aplicação Aérea:

Utilizar aeronaves agrícolas equipada com barras com pontas hidráulicas de acordo com a vazão calculada ou recomendada pelo fabricante dos mesmos, devendo ser considerado o tamanho do orifício das pontas, o ângulo de inclinação (em graus), a pressão (PSI) e a velocidade de voo (Km/h), que permita a liberação e deposição de uma densidade mínima de 40 gotas/cm² e uma cobertura de pulverização uniforme, adotando classe de gotas que variam de média a grossa.

Diâmetro das gotas:


INFORMAÇÕES SOBRE OS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL A SEREM UTILIZADOS:

Vide DADOS RELATIVOS À PROTEÇÃO DA SAÚDE HUMANA.


INFORMAÇÕES SOBRE OS EQUIPAMENTOS DE APLICAÇÃO A SEREM USADOS:

Vide MODO DE APLICAÇÃO.


DESCRIÇÃO DOS PROCESSOS DE TRÍPLICE LAVAGEM DA EMBALAGEM OU TECNOLOGIA EQUIVALENTE:

Vide DADOS RELATIVOS À PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE.


INFORMAÇÕES SOBRE OS PROCEDIMENTOS PARA A DEVOLUÇÃO, DESTINAÇÃO, TRANSPORTE, RECICLAGEM, REUTILIZAÇÃO E INUTILIZAÇÃO DAS EMBALAGENS VAZIAS:

Vide DADOS RELATIVOS À PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE.


INFORMAÇÕES SOBRE OS PROCEDIMENTOS PARA A DEVOLUÇÃO E DESTINAÇÃO DE PRODUTOS IMPRÓPRIOS PARA UTILIZAÇÃO OU EM DESUSO:

Vide DADOS RELATIVOS À PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE.


DADOS RELATIVOS À PROTEÇÃO DA SAÚDE HUMANA

DADOS RELATIVOS À PROTEÇÃO DA SAÚDE HUMANA


PRECAUÇÕES DE USO E RECOMENDAÇÕES GERAIS QUANTO A PRIMEIROS SOCORROS, ANTÍDOTO E TRATAMENTO:


PRECAUÇÕES GERAIS:


ARMAZENAMENTO DA EMBALAGEM VAZIA

Após a realização da Tríplice Lavagem ou Lavagem sob Pressão, essa embalagem deve ser armazenada com a tampa, em caixa coletiva, quando existente, separadamente das embalagens não lavadas.

O armazenamento das embalagens vazias, até sua devolução pelo usuário, deve ser efetuado em local coberto, ventilado, ao abrigo de chuva e com piso impermeável, ou no próprio local onde guardadas as embalagens cheias.


DEVOLUÇÃO DA EMBALAGEM VAZIA

No prazo de até um ano da data da compra, é obrigatória a devolução da embalagem vazia, com tampa, pelo usuário, ao estabelecimento onde foi adquirido o produto ou no local indicado na nota fiscal, emitida no ato da compra.

Caso o produto não tenha sido totalmente utilizado nesse prazo, e ainda esteja dentro de seu prazo de validade, será facultada a devolução da embalagem em até 6 meses após o término do prazo de validade.

O usuário deve guardar o comprovante de devolução para efeito de fiscalização, pelo prazo mínimo de um ano após a devolução da embalagem vazia.


TRANSPORTE

As embalagens vazias não podem ser transportadas junto com alimentos, bebidas, medicamentos, rações, animais e pessoas.


EMBALAGEM SECUNDÁRIA (CAIXA DE TRANSPORTE - NÃO CONTAMINADA)


- ESTA EMBALAGEM NÃO PODE SER LAVADA


ARMAZENAMENTO DA EMBALAGEM VAZIA

O armazenamento da embalagem vazia, até sua devolução pelo usuário, deve ser efetuado em local coberto, ventilado, ao abrigo de chuva e com piso impermeável, no próprio local onde guardadas as embalagens cheias.


DEVOLUÇÃO DA EMBALAGEM VAZIA

É obrigatória a devolução da embalagem vazia, pelo usuário, onde foi adquirido o produto ou no local indicado na nota fiscal, emitida pelo estabelecimento comercial.


TRANSPORTE

As embalagens vazias não podem ser transportadas junto com alimentos, bebidas, medicamentos, rações, animais e pessoas.


DESTINAÇÃO FINAL DAS EMBALAGENS VAZIAS

A destinação final das embalagens vazias, após a devolução pelos usuários, somente poderá ser realizada pela Empresa Registrante ou por empresas legalmente autorizadas pelos órgãos competentes.


- É PROIBIDO AO USUÁRIO A REUTILIZAÇÃO E A RECICLAGEM DESTA EMBALAGEM VAZIA OU O FRACIONAMENTO E REEMBALAGEM DESTE PRODUTO.


EFEITOS SOBRE O MEIO AMBIENTE DECORRENTE DA DESTINAÇÃO INADEQUADA DA EMBALAGEM VAZIA E RESTOS DE PRODUTOS

A destinação inadequada das embalagens vazias e restos de produtos no meio ambiente causam contaminação do solo, da água e do ar, prejudicando a fauna, a flora e a saúde das pessoas.


PRODUTOS IMPRÓPRIOS PARA UTILIZAÇÃO OU EM DESUSO

Caso este produto venha a se tornar impróprio para utilização ou em desuso, consulte o registrante através do telefone indicado no rótulo para sua devolução e destinação final.

A desativação do produto é feita através de incineração em fornos destinados para este tipo de operação, equipados com câmaras de lavagem de gases efluentes e aprovados por órgão ambiental competente.

TRANSPORTE DE AGROTÓXICOS, COMPONENTES E AFINS:

O transporte está sujeito às regras e aos procedimentos estabelecidos na legislação específica, que inclui o acompanhamento da ficha de emergência do produto, bem como determina que os agrotóxicos não podem ser transportados junto de pessoas, animais, rações, medicamentos e outros materiais.